Implantado Novo Pólo Dos Agronegócios, em Capão Bonito

                Os agricultores do Estado de São Paulo já contam com mais um Pólo de Agronegócios: foi inaugurado o Pólo Sudoeste Paulista, com sede na cidade de Capão Bonito.
                'O pólo funcionará conforme as necessidades e as características da região' explica Malimíria Norico Otani, pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola (IEA), que faz parte da equipe responsável pelo projeto dos pólos, que é coordenado por Sérgio Morais Carbonell, do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas.
                O Pólo Sudoeste Paulista abrange 29 municípios, que têm como principal característica a diversidade agropecuária, conforme levantamento da equipe técnica responsável pela implantação do projeto, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão também pertencente à Secretaria da Agricultura. Será a terceira unidade a entrar em operação no Estado de São Paulo.
                A região que compreende o Pólo do Sudoeste Paulista é uma das mais carentes do Estado e tem sua base econômica altamente dependente da atividade agropecuária, com quase 24% da população instalada no meio rural, proporção superior à média estadual, próximo de 7%.
                A política de implantação dos Pólos Regionais conta com o apoio dos laboratórios de pesquisas e prestação de serviços da Apta, que reúnem seis Institutos de Pesquisas da SAA: Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e Instituto Biológico (IB) e Instituto de Economia Agrícola (IEA), representado pela pesquisadora Nilda Téreza Cardoso de Mello, responsável pelas ações do IEA nos pólos regionais.
                A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (Adaesp) e a Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio (Codeagro) também integram o projeto, funcionando como verdadeira rede de informações na difusão e captação das demandas regionais.

Data de Publicação: 21/08/2002

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor